Em março de 2018, Santa Maria viu nascer uma proposta educacional inovadora, fruto do sonho de uma mãe que buscava para o próprio filho uma educação infantil de excelência. Foi esse desejo que deu origem à primeira e única escola da cidade a adotar a metodologia Montessori, reconhecida internacionalmente por promover a autonomia, o respeito e o desenvolvimento integral da criança.
Desde o início, a escola se dedicou a atender crianças de 4 meses a 6 anos, oferecendo um ambiente cuidadosamente preparado, acolhedor e estimulante. Cada espaço, cada material e cada interação são pensados para que a criança seja protagonista do seu próprio aprendizado, respeitando seu ritmo, suas potencialidades e sua curiosidade natural. A infância é vivida com plenitude, liberdade e responsabilidade, em um ambiente que valoriza a pedagogia científica, que estuda de forma aprofundada as fases do desenvolvimento infantil. Por isso, o currículo de todas as crianças é individual.

Localização e estrutura pensadas para acolher
Localizada na Faixa Nova de Camobi, Rodovia RST 284, nº 6020, a escola se destaca não apenas pela proposta pedagógica diferenciada, mas também pela arquitetura e estrutura física planejadas para favorecer a curiosidade e a concentração da criança, base para uma aprendizagem genuína.
O espaço foi preparado onde tudo está tudo à altura da criança, permitindo que ela alcance e manuseie os materiais sem a ajuda de um adulto. Isso promove a independência.
O ambiente é calmo, harmonioso, organizado e esteticamente agradável. Cada material tem seu lugar específico nas prateleiras, o que ajuda a criança a desenvolver um senso de ordem e a se sentir segura.
A sala é dividida em áreas de aprendizado bem definidas, assim a criança se concentra em uma tarefa de cada vez.
Expansão e novos horizontes
Com o crescimento da comunidade escolar e a confiança das famílias, a escola se prepara para um novo capítulo em sua história. A partir de 2026, será implantado o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com turmas do 1º ao 4º ano, e a perspectiva de avançar gradualmente até o 9º ano. Essa expansão representa o compromisso da instituição em acompanhar o desenvolvimento das crianças ao longo de toda a infância, mantendo os princípios montessorianos como base.
Além disso, será lançado um Projeto de Contraturno, pensado para complementar a formação das crianças em um ambiente igualmente educativo e acolhedor. As atividades propostas incluem vivências culturais, como a invernada, que valoriza as tradições locais; práticas esportivas que estimulam o corpo e as emoções; e aulas extras que ampliam os horizontes dos alunos, despertando novos interesses e talentos.

Princípios que orientam a prática pedagógica
1- Ambiente preparado com materiais didáticos específicos, cuidadosamente elaborados por Maria Montessori. O material é importado e padronizado nas escolas Montessori do mundo todo.
2- Adulto preparado: professores com formação Montessori com certificação da OMB, Organização Montessori do Brasil.
3- Criança equilibrada: As crianças têm a liberdade de escolher suas atividades e se movimentar pelo espaço, mas essa liberdade é orientada por regras claras de respeito ao ambiente e aos outros. Essa estrutura ajuda a criança a desenvolver a autodisciplina.
Um grande trabalho focado na inteligência emocional, buscando desenvolver o autoconhecimento e a autorregulação.
Na educação infantil as crianças têm salas equipadas com áreas de vida prática, sensorial, motricidade, linguagem, matemática e conhecimento de mundo, além de aulas extras como musicalização, Yoga e cozinha experimental.
No ensino fundamental as crianças terão salas com áreas de linguagem, matemática, ciências, história, geografia, matéria e astronomia, vida prática, laboratório, além de aulas extras de programação, educação financeira, alfabetização musical, empreendedorismo e expressão criativa.
As crianças ainda podem contar com um pátio arborizado, horta e muito contato com a natureza
Os benefícios da educação Montessori
Na escola Montessori, é cultivado um ambiente sem o uso de telas, onde as crianças aprendem pelo contato direto com o mundo e desfrutam de uma alimentação saudável, preparada com carinho e equilíbrio.
Diversos grandes nomes da ciência, da tecnologia e da cultura tiveram sua formação inicial em escolas Montessori, entre eles Jeff Bezos, fundador da Amazon; Larry Page e Sergey Brin, criadores do Google; Mark Zuckerberg, fundador do Facebook; Jimmy Wales, criador da Wikipédia; Bill Gates, referência mundial em tecnologia; além de príncipes da realeza europeia. Muitos deles destacam que a liberdade para explorar, a autonomia incentivada desde cedo e a valorização da curiosidade foram diferenciais em suas trajetórias. Os benefícios dessa formação, segundo seus relatos, se refletem na criatividade, na capacidade de resolver problemas de forma independente e na paixão por aprender continuamente ao longo da vida.
A proposta Montessori vai muito além da transmissão de conteúdos: ela tem como essência trabalhar para o desenvolvimento do potencial humano em sua plenitude. Maria Montessori acreditava que cada criança carrega dentro de si capacidades únicas, que podem florescer quando encontram um ambiente preparado, livre e estimulante. Nesse espaço, o aprendizado não é imposto, mas nasce da curiosidade e do desejo de explorar. Assim, a criança desenvolve autonomia, responsabilidade, criatividade e senso de cooperação, qualidades que formam não apenas bons estudantes, mas seres humanos capazes de transformar o mundo com consciência, respeito e propósito.